Pliometria

Caixa pilométrica: treino funcional para todo o corpo inferior

A caixa pilométrica é utilizado para saltos de caixa, mas não só. Todos os exercícios de step que são normalmente feitos num degrau ou numa escada podem também ser feitos na caixa. Aqui o ritmo é mais lento e a amplitude de movimento é maior. Os pesos na mão também podem aumentar a intensidade. As caixas pilométricas são um aparelho simples para treino funcional e versátil.

Saltos com e sem caixa: as diferenças

Os saltos a partir de uma posição de pé são um exercício de alta intensidade: utilizam todos os músculos das pernas. Puxar os joelhos em direção ao peito trabalha simultaneamente os músculos do núcleo, especialmente os flexores da anca e os músculos abdominais retos. Apenas algumas repetições irão fazer subir o ritmo cardíaco. A diferença entre saltar com e sem caixa é a aterragem: se se saltar para o chão, tem de se amortecer conscientemente e prestar muita atenção à postura. Caso contrário, existe o risco de danificar as articulações do joelho e os discos intervertebrais. Aterrar na caixa é mais fácil: se se aterrar mais alto do que se saltou, mantém-se automaticamente as costas direitas e os joelhos dobrados. Além disso, há também muito menos energia para absorver. Salta-se facilmente da caixa de volta ao chão, isto é suave para as articulações. Outra vantagem da caixa é que ela mantém os saltos uniformes. Se se saltar com uma caixa, não se começará significativamente demasiado alto nem se descuidará durante as últimas repetições.

Que tipos de caixas pilométricas existem?

Quando se deseja comprar uma caixa de pilométrica online, há duas coisas a considerar: material e tamanho.

  • As caixas pilométricas mais simples são caixas de madeira resistentes, reforçadas no interior para suportar o salto. Além disso, uma boa caixa precisa de superfície suficiente para que não tombe. As caixas de madeira são baratas, fáceis de limpar, e duram muito tempo.
  • As caixas acolchoadas (soft jump boxes) ajudam os principiantes a ultrapassar o seu medo da caixa: se um salto corresse realmente mal, a caixa acolchoada não rasparia as canelas. É por isso que é mais fácil para o cérebro começar com uma soft jump box.
  • As caixas pilométricas com armações metálicas são utilizadas em alguns ginásios.

Comprar uma caixa pilométrica, em que tamanho?

O tamanho correto da caixa depende de duas coisas: a altura da pessoa e os exercícios que planeia fazer. A maioria das caixas pode ser rodada de modo que a mesma ofereça alturas diferentes.

  • As caixas planas (15 cm) são utilizadas no treino funcional para saltos curtos e rápidos e para exercícios de step onde os pés são movidos um após o outro.
  • 30 cm é a altura de salto para principiantes. Esta altura é também utilizada para a versão avançada dos exercícios de step.
  • 45 cm é a altura habitual para adultos.
  • A caixa de 60 cm é utilizada por atletas avançados ou muito altos.
  • Com um conjunto de caixas em diferentes tamanhos, é possível variar a dificuldade e preparar um treino variado.

Cuidados: como conservar a caixa

Uma caixa de madeira precisa de pouca manutenção: limpa-a se ficar suja, e pronto. Pode-se saltar sobre uma caixa de madeira com ou sem sapatos.

As caixas pilométricas acolchoadas também podem ser limpas. O revestimento é feito de PVC. O acolchoamento de espuma pode precisar de ser substituído após anos de utilização; para este efeito, o revestimento pode ser aberto com um fecho de correr.

Iniciar sessão
Indique, por favor, o seu E-Mail
Insira pelo menos 6 ou mais caracteres
Iniciar sessão
Indique, por favor, o seu E-Mail
Insira pelo menos 6 ou mais caracteres